“As nossas prioridades são as prioridades certas: habitação, saúde, escola pública, cultura e património, investigação e ciência, transportes e mobilidade, qualidade do espaço público onde se faz a cidadania e onde se faz a democracia”, disse José Luís Carneiro durante a sessão de apresentação dos candidatos socialistas às 14 câmaras municipais do distrito de Beja.
Na sua intervenção, José Luís Carneiro assumiu que têm “havido ventos difíceis a circular”, mas “sem credibilidade”, “sem prestígio” e “sem capacidade para afirmarem uma alternativa ao único esteio do poder local democrático, que é o PS”. Desde logo, acrescentou, porque o PS “tem no poder local democrático a mais importante garantia e o mais importante compromisso com o desenvolvimento económico e social” do país.
Por isso, e falando diretamente para os candidatos do partido no distrito, o secretário-geral do PS assumiu o compromisso da “valorização do Aeroporto de Beja enquanto infraestrutura aeroportuária estratégica na economia de toda a região”, mas também com uma “função complementar ao Aeroporto Humberto Delgado [em Lisboa] e ao futuro Aeroporto de Alcochete”.
A valorização das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias foi outro compromisso assumido por José Luís Carneiro perante os candidatos do partido, “para garantir um território mais coeso, capaz de atrair investimento, de fixar pessoas e criar emprego qualificado”.
No final, o secretário-geral do PS pediu um “especial empenhamento” a todos “no contacto rua a rua, porta a porta, lugar a lugar, junto das pessoas”, para levar aos eleitores “os valores, as causas e os princípios” do partido.
No distrito de Beja, o PS vai recandidatar os atuais autarcas José Efigénio em Alvito, Paulo Arsénio em Beja, António José Brito em Castro Verde, Luís Pita Ameixa em Ferreira do Alentejo, Mário Tomé em Mértola, Álvaro Azedo em Moura, Hélder Guerreiro em Odemira e Marcelo Guerreiro em Ourique.
Em Aljustrel, o cabeça de lista vai ser o ex-deputado e atual presidente da federação socialista, Nelson Brito, que liderou este município entre 2009 e 2021.
Já em Almodôvar, onde o presidente António Bota não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos, surge como candidata Ana Carmo, atual vice-presidente da autarquia.
Nos concelhos do distrito de Beja onde é oposição, o PS tem como candidatos Bela Filipe em Barrancos, Francisco Orelha em Cuba, Francisco Picareta em Serpa e Ricardo Bonito em Vidigueira.