«Para hoje, estamos à espera de uma subida da temperatura, em especial da máxima, que pode chegar aos 38/39 graus em zonas do Alentejo, Vale do Tejo e interior», diz a meteorologista Alexandra Fonseca, adiantando que no litoral oeste as subidas serão de seis a sete graus e no restante território de um a dois graus face às registadas na segunda-feira.
Quanto às temperaturas mínimas, são esperadas noites tropicais, acima de 20 graus sobretudo no interior do país, no Alentejo e no Algarve.
De acordo com Alexandra Fonseca, segunda-feira foi o sexto dia com temperaturas acima da média a contar para onda de calor. «Já estamos em onda de calor em praticamente todo o território. Não é uma situação muito normal [para esta altura do ano], mas não é inédito», refere.
A meteorologista adianta ainda que a partir de hoje estão previstas poeiras em suspensão na atmosfera, mas não tão intensas como o episódio da semana passada.
Devido à subida da temperatura e tempo quente, foram emitidos avisos amarelos para todo o Alentejo e para os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal. «O restante território também irá ficar sob aviso de tempo quente a começar amanhã, dia 27, à exceção de Faro. Este aviso prolonga-se até dia 28 com estas temperaturas elevadas», indica.
Para quarta-feira está prevista uma nova situação de aguaceiros acompanhados de trovoada e granizo durante a tarde no interior norte e centro. «Para já, os modelos mostram uma tendência de descida para quinta e sexta-feira. Não sabemos muito bem de quantos graus, mas vamos continuar a ter temperaturas elevadas de 30 a 35 graus», referiu Alexandra Fonseca.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias perigo de incêndio muito elevado e elevado em várias regiões do país.
A onda de calor não é exclusivamente portuguesa: está a atingir a Europa com temperaturas recorde para maio e alertas das autoridades em Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Áustria e República Checa.
Em França, o governo contabilizou hoje sete mortos — cinco por afogamento — relacionando os óbitos com a onda de calor, segundo a porta-voz do executivo, Maud Bregeon.
Em Espanha, o porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia, Rubén del Campo, anunciou uma nova subida das temperaturas a partir de quarta-feira em grande parte da Península Ibérica, com os termómetros a poder atingir cerca de 40 graus e «noites tropicais».
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: D.R.












