A propósito do comunicado da Câmara de Évora sobre a notícia “Câmara de Évora vai cobrar dois euros por turista. PSD está contra”, cumpre esclarecer:
1.
A Alentejo Ilustrado não favorece nenhum partido, nenhum particular ou nenhuma instituição. A Alentejo Ilustrado publicou uma notícia sobre a posição política de um partido, o PSD, expressa em comunicado, sobre um assunto que consideramos relevante. Tal como o fez noutras situações, como por exemplo: “Adiamento das obras do novo hospital deixa PS preocupado” ou “PCP desafia Governo a travar centrais solares projetadas para o Divor”. Da mesma forma, dará notícia e idêntico destaque à posição de outros partidos ou instituições sobre os mesmos temas.
2.
Deixando o título para depois, comecemos pelos pontos referidos no comunicado da Câmara. Escrevemos que “a Câmara de Évora quer criar uma taxa turística”. Parece-nos não haver dúvidas sobre ser essa, precisamente, a intenção da Câmara ao elaborar um regulamento para o efeito. Aliás, o presidente da Câmara de Évora diz mesmo, numa notícia da Lusa reproduzida por diversos órgãos de comunicação social, que gostaria que “a taxa turística pudesse entrar em vigor no início do próximo ano”.
3.
Acrescentámos que “a ideia é cobrar dois euros por noite a cada turista que durma numa unidade hoteleira da região”, sustentados no facto de ser esse o valor referido no comunicado do PSD – recorde-se, é este o objeto da notícia -, mas também por se tratar do valor que está sobre a mesa, pelo menos, desde 2019. A notícia esclarece também que a proposta” terá ainda de ser submetida a debate público e aprovada pela Assembleia Municipal”, pelo que, obviamente, só nesse momento ficará fechada.
4.
Vamos então ao título. Escrevemos: “Câmara de Évora” [parece verdadeiro] “vai cobrar” [por isso está a fazer um regulamento e o presidente quer que seja para taxar já no início do próximo ano] “dois euros” [é o valor que está referido desde 2019, podendo ser alterado] “por turista” [pois os munícipes pagam outras taxas]. “PSD está contra” [como se depreende do comunicado que, recorde-se novamente, é o objeto da notícia].
5.
Aqui chegados, enquanto diretor da Alentejo Ilustrado estou em crer que esse comunicado da Câmara de Évora, nos termos em que foi escrito, tem apenas uma finalidade: tentar condicionar a linha editorial da revista. Não irá conseguir. Na Alentejo Ilustrado, que completa agora um ano, continuaremos como até aqui, a praticar um jornalismo livre e independente, na defesa intransigente da liberdade de imprensa, tão desprezada nesta região.