A proposta de Orçamento do Estado para 2025 tem inscrita uma verba de 153 milhões de euros para o novo Hospital Central do Alentejo. O documento, entregue pelo Governo na Assembleia da República, indica que esse montante soma-se aos 37 milhões de euros investidos em 2023 e aos 38 milhões gastos em 2024. Contas feitas, está em causa um investimento global de 298 milhões de euros, uma verba significativamente mais elevada do que o anunciado inicialmente.
Recorde-se que a obra foi adjudicada aos espanhóis da Acciona por 149 milhões de euros, tendo na altura sido calculado em 30 milhões o custo para aquisição de equipamento. A construtora pediu depois uma revisão de preços, o que levou à constituição de um tribunal arbitral, numa solução considerada “ilegal” pelo Tribunal de Contas.
Apesar da insistência da Alentejo Ilustrado e das perguntas feitas por diversos grupos parlamentares, nunca o Ministério da Saúde tinha esclarecido qual o valor final da fatura a pagar pelo novo hospital. Até agora. Na proposta de Orçamento do Estado, os 298 milhões de euros estão inscritos no quadro relativo aos “investimentos estruturantes” da administração central e não deixam margem para dúvidas: é a soma do valor dos dois últimos anos e do montante (153 milhões) previsto para 2025.
Recorde-se que a data de inauguração tem sido alvo de diversos adiamentos, estando agora prevista para o primeiro trimestre de 2026.