José Alberto Fateixa: “5 de Outubro”

A opinião de José Alberto Fateixa, professor

1. Sempre defendi que, quer como sociedade quer como pessoas inseridas num território, é importante partilhar, puxar para cima e salientar momentos históricos, ações e feitos que marcando tempos sejam referências positivas da vida do mundo, do país ou de uma comunidade. O dia 5 de outubro está carregado de momentos simbólicos que importa assinalar e que aqui evoco.

2. D. Afonso Henriques expandia o Condado Portucalense a sul defrontando os muçulmanos e guerreava a norte com o rei de Leão e Castela pelo reconhecimento como reino. A 5 de outubro de 1143 é assinado o Tratado de Zamora entre D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela e Leão, considerado pelos historiadores como a declaração de independência de Portugal. Momento singular de afirmação do reino de Portugal, como país independente.

3. No final do século XIX e início do século XX o regime monárquico apresentava um desgaste agoniante que se acentuou após o assassinato do Rei D. Carlos. Em paralelo a adesão aos ideias republicanos fez crescer a força popular que aderia à revolta e à mudança de regime. A revolução republicana que derrubou a Monarquia é consumada a 5 de outubro de 1910 com a proclamação da República na sacada da Câmara de Lisboa.

4. A 5 de outubro de 1994 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprova o Dia Mundial dos Professores e a Educação reconhecida como pilar do conhecimento e do desenvolvimento. O professor ensina, aprende e como profissional faz toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem ao trabalhar a cidadania, os conhecimentos científicos, as tecnologias, as artes, o humanismo e como agente determinante de esperança de um futuro mais justo e digno para as novas gerações.

5. A 5 de outubro de 2024 o Município de Estremoz levou a efeito a II Gala do Desporto. Momento de destaque daquelas e daqueles que, oriundos do concelho ou em representação do concelho, se destacaram pelo desempenho desportivo numa modalidade desportiva, individual ou coletiva que foram vitoriosos em provas internacionais, nacionais ou regionais ou que integraram seleções nacionais ou distritais. Demasiadas vezes vivemos perto de pessoas e não temos ideia do que essa pessoa fez ou faz, e os resultados que alcançou. Este é um modo de partilhar com a comunidade sucessos e protagonistas, salientando que somos terra viva com história e com pessoas que trabalham levando consigo o nome de Estremoz.

6. Estas quatro datas têm pesos e cargas simbólicas muito distintas, e sei que há quem desvalorize a importância destas evocações. Uns pelo desconhecimento, outros pela incompreensão dos impactos de ações e contributos nas alterações sociais, outros pela inveja ou simplesmente por detestarem os que com o seu trabalho e valor cultivam ambições e sonhos.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar