Trata-se de uma iniciativa da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias da Extremadura e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas, com o apoio da Câmara Municipal de Ourique e da Associação de Criadores de Porco Alentejano.
“Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional” é o tema desta edição que vai refletir, em várias mesas redondas, sobre a renovação geracional, sanidade animal, produção em extensivo e ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos de montado e Política Agrícola Comum.
Numa iniciativa que será encerrada pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, vão estar em debate os problemas que são comuns a ambos os lados da fronteira, e as mais-valias do trabalho em conjunto. Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais, são algumas das questões comuns que importa tratar em conjunto.
De acordo com a ACOS, o Congresso “deverá ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores discutir aspetos relacionados com a renovação geracional nos territórios rurais e aprofundar os conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade e da reflexão sobre o potencial de geração de valor deste sector de atividade”.
“Renovação Geracional” é o tema do primeiro painel que vai contar, no dia 14, com a participação do sociólogo e ex-ministro da Agricultura Luís Capoulas Santos, Firmino Cordeiro, diretor-geral da Associação de Jovens Agricultores de Portugal, e da jovem agricultora de Ourique, Inês Nobre. Do lado espanhol irão intervir Filipe Molina, da Associación Nacional de Ganaderos de Extensivo, Silvia Bermejo, da OVIPOR e Emilio de Leon, da Covap. A moderação está a cargo de Maria Victoria Fernandez, Presidenta del Comité de Jóvenes Cooperativistas de Extremadura.
O segundo painel versa sobre “Sanidade Animal” e é moderado por Nuno Canada, Presidente do INIAV. Vão intervir, sobre Estratégias e Modelos de Gestão Sanitária em Portugal e em Espanha, Susana Pombo, Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária e Valentín Almansa, responsável da Dirección General de Sanidad de la Producción Agroalimentaria y Bienestar Animal.
“Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor” será o título do painel seguinte que conta com a participação de Maria Bastidas, do Centro Competências do Pastoreio Extensivo, Isabel Ferraz Oliveira em nome do MED – Universidade de Évora e, do lado espanhol, Vicente Rodriguez-Estevez, da Universidad de Córdova, Mary Carmen Garcia, Coordenadora de AGAPA – Granada, Luís Parras Alcantara, da Universidad de Córdova. A moderação está a cargo do professor jubilado José Potes.
Já o painel sobre “Promoção e Comercialização de Produtos do Montado” contará com os testemunhos portugueses de Idalino Leão, presidente da Confagri, e de Nuno Faustino, presidente da Pacoop – Cooperativa de Produtores de Porco Alentejano. Do lado espanhol vão intervir representantes de estruturas associativas e cooperativas: Pedro Moreno, da Covap, Javier Pleguezuelos, da Dcoop e Roman Pintor, da BOVIES. A moderação é da responsabilidade de Raul Muñiz, Presidente de Interovic .
No dia 15, o tema em debate será a Política Agrícola Comum e vão intervir os deputados ao Parlamento Europeu Paulo do Nascimento Cabral (Portugal) e Cristina Maestre (Espanha). Vão ainda intervir Eduardo Diniz, diretor-geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Álvaro Mendonça, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Pedro Barato, da ASAJA. A moderar estará Gabriel Trenzado, diretor-geral das Cooperativas Agro-Alimentarias de España.