O ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo, derrotado por Ceia da Silva nas eleições realizadas em outubro de 2020, foi agora nomeado pelo Governo como vice-presidente.
Segundo a resolução do Conselho de Ministros, a nomeação surge “na sequência de terem sido atribuídos ao ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da agricultura e pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional”.
Assim, prossegue a resolução, Roberto Grilo foi nomeado para o Alentejo, “após parecer prévio positivo” da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
Recorde-se que o PSD tem vindo, ao longo dos anos, a acusar a CCDR do Alentejo de estar a funcionar “em regime de partido único”, tendo chegado a pedir a antecipação das eleições para este organismo regional, previstas para depois das próximas autárquicas.
Em declarações à Alentejo Ilustrado, Francisco Figueira garante que com esta nomeação o Governo “cumpriu mais um compromisso com o Alentejo e reverteu a extinção da Direção Regional de Agricultura”, uma vez que esta estrutura regional “volta a existir, agora integrada na CCDR do Alentejo, o que reforça os seus meios e a sua capacidade de responder aos problemas e aos desafios do sector, com proximidade e ao lado dos agricultores”.