A cobrança do Imposto Municipal de Transações (IMT), pago pelas aquisições de imóveis, foi “a maior de sempre” em 2024 no concelho de Estremoz, avança o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, estimando que o Município irá obter uma receita na ordem de 1,2 milhões de euros. “É a segunda vez na história do concelho em que teremos um encaixe de IMT superior ao de IMI, a primeira foi há dois anos”, refere o autarca, recordando que também a receita do IVA turístico está em alta.
“De 2022 para 2023, a receita municipal do IVA subiu 150%, foram quase 200 mil euros, que correspondem a 7,5% daquilo que se cobrou em Estremoz na hotelaria e restauração”, adianta ainda o presidente da Câmara, considerando que estes indicadores “demonstram o dinamismo” dos sectores do imobiliário e do turismo, a que acresce o anúncio de novos investimentos hoteleiros. “Há projetos novos a ser desenvolvidos que vão permitir quase duplicar o número de camas no concelho”.
Entre os investimentos já anunciados inclui-se o do Grupo Sana, que escolheu a cidade para a abertura do seu primeiro hotel no Alentejo, e o do Grupo Overseas, que apresentará no próximo mês de março os detalhes de um projeto de 40 milhões de euros na Herdade das Pinas, próximo de São Bento do Cortiço, onde será construída uma unidade de cinco estrelas.
Conforme noticiado pela Alentejo Ilustrado em outubro, o Turismo de Portugal recebeu três propostas para adaptação a hotel da antiga Casa das Fardas, no âmbito do Programa Revive. “Foi atribuído a um empresário e está em fase de projeto”, adianta José Daniel Sádio, considerando que o concelho “continua a marcar pontos e a obter retorno do que é a estratégia de promoção” seguida nos últimos anos.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística comprovam esta tendência de crescimento no sector do turismo. Segundo o INE, o número de hóspedes no concelho de Estremoz aumentou 8,9% entre janeiro e outubro de 2024, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, que já havia sido considerado como o melhor ano de sempre.
Neste período, as unidades turísticas do concelho receberam 36.662 hóspedes, o que compara com os 33.671 de 2023 ou os 26.476 registados em 2022.