Em comunicado, a coligação liderada pelo PCP divulgou a recandidatura de Rui Raposo ao cargo, que ocupa desde 2017, elogiando a sua “longa trajetória como autarca”.
Os comunistas destacaram que Rui Raposo “alia experiência política, conhecimento territorial e provas dadas no desenvolvimento do concelho de Vidigueira e da região do Alentejo”.
Natural de Vidigueira, Rui Raposo tem 46 anos e frequentou a licenciatura em Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Beja. Militante do PCP, é membro da comissão concelhia de Vidigueira do partido, assim como da Direção da Organização Regional de Beja.
A cumprir o seu segundo mandato no município alentejano, o autarca é ainda membro executivo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e segundo vogal do conselho diretivo da Associação de Municípios do Alentejo Central.
Rui Raposo integra igualmente, enquanto representante da Câmara de Vidigueira, os órgãos diretivos da Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva, assim como o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Este é o terceiro candidato anunciado à Câmara de Vidigueira, depois de o PS ter confirmado a candidatura do bancário Ricardo Bonito e de o PSD ter oficializado que o seu candidato seria o também bancário António Maldonado.
O atual executivo municipal de Vidigueira é composto por três eleitos da CDU, um do PS e outro do movimento independente Mais Cidadãos.