Reto Jörg, um dos promotores do evento, indicou que este ano são esperados cerca de 10 mil visitantes. O evento conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Câmara Municipal de Évora.
in“É um evento 100% Alentejo, sem vinhos de outras regiões, só com vinhos alentejanos, desde o norte ao sul do Alentejo”, salientou o promotor.
Criado há uma década, o Évora Wine tem vindo a crescer “em dimensão e impacto”. A edição deste ano aposta numa maior oferta gastronómica, reforçando o carácter de evento de enoturismo, que conjuga vinho, gastronomia e turismo.
Além dos vinhos, haverá um restaurante, espaços dedicados a produtores de queijo e enchidos, uma área de carnes grelhadas e, pela primeira vez, um espaço dedicado à degustação de ostras.
Reto Jörg revelou ainda que, caso o evento continue a crescer, poderá ser transferido para um “local alternativo” dentro da cidade de Évora. “No ano passado, a praça estava completamente cheia. Este ano recebemos mais espaço por parte da câmara municipal. Vamos ver como corre, mas tenho a certeza de que vai estar novamente completamente cheio”, afirmou.
Para José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Évora Wine “tem contribuído” para a promoção do enoturismo e da cultura da região. “É um evento que consegue fazer uma excelente síntese da força que o vinho e o turismo têm. O vinho e o turismo são hoje, talvez, a aliança mais poderosa do turismo do Alentejo”, referiu.
José Manuel Santos acredita que o evento poderá ainda crescer e transformar-se, num futuro próximo, numa referência a nível nacional: “Penso que o próximo passo é transformar o Évora Wine no maior evento de vinhos a sul do Tejo.”
O Évora Wine reúne produtores, especialistas e entusiastas num ambiente de celebração e promoção da região, com programação diversificada que inclui provas de vinho, experiências gastronómicas e momentos culturais.