A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, vai decorrer no pavilhão multiúsos da localidade alentejana.
Em comunicado, o município explicou que o certame tem como objetivo promover o vinho da Vidigueira enquanto produto enoturístico e motor de desenvolvimento económico regional. Pretende ainda divulgar a riqueza da gastronomia tradicional, com destaque para produtos como o pão, a doçaria, as laranjas e os azeites da região.
A edição de 2025 aposta também na valorização do cante alentejano como elemento identitário da cultura local, na dignificação do vinho de talha e na promoção do artesanato do concelho.
A música volta a ser um dos pontos fortes do evento, com concertos de António Zambujo, na sexta-feira, e dos Calema, no sábado, ambos às 22h30. No domingo, às 18h30, sobem ao palco os Lucky Duckies.
O Vidigueira Vinho contará igualmente com atuações de DJ’s e de diversos grupos musicais e corais alentejanos.
O programa inclui ainda provas de vinho, sessões de harmonização, ‘showcookings’ e uma exposição de produtos agroalimentares e artesanato.
Estarão presentes produtores de várias regiões vitivinícolas do país e também da Moldávia e da Geórgia, dois países com longa tradição vinícola que vão enriquecer a diversidade e o diálogo cultural em torno do vinho que o evento pretende promover.
Paralelamente, entre 16 e 20 de abril, a Câmara de Vidigueira promove a Semana Gastronómica Comeres da Páscoa, envolvendo sete restaurantes do concelho.