Numa nota publicada na página de Internet da Comissão Política Concelhia do PS de Alter do Chão, os socialistas sublinham que o candidato é um “homem conhecedor” do concelho e das suas gentes, “com provas dadas” no serviço público e na “dedicação” à comunidade.
Francisco Rolo, que exerceu funções de presidente da Junta de Freguesia de Alter do Chão, entre 2017 e 2021, explica que decidiu avançar na corrida eleitoral para “continuar” o projeto do PS, que foi interrompido em 2021.
O PS liderou o município entre 2017 e 2021, mas perdeu nas últimas eleições autárquicas aquela câmara municipal para o PSD.
O candidato, que aponta o sector do turismo como um dos com maior potencial para promover o concelho, sublinha que caso seja eleito pretende “potenciar” produtos locais como o Cavalo Alter Real ou a Casa da Medusa (espaço arqueológico).
“O maior desafio passa por investir neste concelho, atrair o turismo, esse é o ponto essencial, pois temos produtos que podem fazer crescer o concelho”, disse.
Esta é a terceira candidatura a ser anunciada à Câmara de Alter do Chão, depois de o atual presidente do município, Francisco Miranda (PSD), que está a cumprir o primeiro mandato, já ter anunciado que se vai recandidatar, e da CDU também já ter confirmado que vai candidatar o técnico de telecomunicações João Martins, de 65 anos.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, a candidatura social-democrata conquistou Alter do Chão ao PS, sendo o atual executivo camarário constituído por três eleitos do PSD e dois socialistas.