Barragem de Montargil com novo fôlego turístico: duas novas praias até 2026

Ponte de Sor quer transformar a Barragem de Montargil num polo de lazer e turismo com a criação de duas praias fluviais até 2026, num investimento de dois milhões de euros que inclui piscina flutuante, restaurante, campos de jogos e espaços de recreio junto à albufeira.

A Barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, vai ‘ganhar’ duas praias fluviais, num investimento de dois milhões de euros, revelou à Lusa o vice-presidente da câmara, Rogério Alves, segundo o qual este projeto surge no âmbito de um plano de ação para a valorização daquela albufeira.

As obras para a criação da primeira praia fluvial, denominada Praia dos Tesos, devem arrancar ainda este mês, estando previsto que sejam criados restaurante, banco de areia permanente, piscina flutuante, campo de jogos, parque infantil, parque de merendas, parque de estacionamento e caminhos pedonais.

“Neste momento, a obra está adjudicada e aguarda o visto do Tribunal de Contas”, indicou, referindo que a empreitada deverá rondar “um milhão de euros”.

Rogério Alves indicou ainda que espera que este equipamento esteja a “funcionar em pleno na época balnear de 2026”. A segunda praia fluvial, “também focada numa aposta no turismo”, irá surgir na zona de Foros do Mocho.

“Já estamos em negociações com os proprietários na zona de Foros do Mocho para executar a segunda praia fluvial. O projeto já está finalizado e aprovado junto das autoridades competentes”, acrescentou.

O investimento nesta segunda praia fluvial, acrescentou, será semelhante ao da Praia dos Tesos, mas ainda não está definida uma data para o arranque das obras.

O autarca explicou que vão ainda surgir parques de lazer nas margens da albufeira, zonas “que não podem ser chamadas de praias”, uma vez que são espaços que não vão ser concessionados nem vão ter vigilância por parte de nadadores-salvadores.

O plano de ação para a valorização da Barragem de Montargil visa contribuir para a captação de mais investimentos e para a atração de mais turistas à região. A estratégia foi aprovada em reunião de Câmara, em 27 de novembro de 2024, e em reunião de Assembleia Municipal, em 12 de dezembro também do ano passado.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar