Um total de 90 fotografias que evocam o trabalho recente dos arquitetos portugueses Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza, galardoados com o Prémio Pritzker, vai estar exposto em Sines, a partir deste sábado. A mostra, intitulada “Siza + Souto de Moura”, poderá ser visitada até 28 de junho, no Centro de Artes de Sines (CAS)
A exposição, que usa a fotografia como meio de interpretação e memória arquitetónica, foi idealizada por Nuno Miguel Borges e “parte de uma seleção de imagens” captadas por André Príncipe e António Júlio Duarte.
Os trabalhos expostos foram captados durante os ensaios fotográficos realizados para os livros “Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça”, de Eduardo Souto de Moura, e “Fundação Gramaxo”, de Álvaro Siza Vieira, explicou o município.
Segundo a organização, o público é convidado a acompanhar o olhar do fotógrafo André Príncipe pelo Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, num conjunto de 45 fotografias que retratam o “estado de abandono e “as obras de adaptação dos diferentes espaços do edifício a um hotel de cinco estrelas”.
Esta seleção de fotografias termina “nas imagens de um Monumento Património Mundial da UNESCO, dignificado pela reabilitação inteligente e culta de Eduardo Souto de Moura”, realçou fonte da Câmara.
No segundo conjunto de 45 fotografias, o público poderá seguir a câmara fotográfica de António Júlio Duarte e o seu olhar, ao longo de quatro anos, ao projeto da Fundação Gramaxo.
“Primeiro, num prado com um enorme tanque de granito e algumas árvores majestosas, depois acompanhando todos os trabalhos de construção que ergueram o projeto” e “terminando no registo cuidado e atento à arquitetura” de Siza Vieira.
Fazem também parte da exposição imagens do universo do arquiteto Álvaro Siza Vieira (a escultura, o design e o ateliê) que foram realizadas para o livro.
A inauguração está marcada para as 16h00 de sábado, com a presença dos fotógrafos André Príncipe e António Júlio Duarte, e inclui uma conversa com Gonçalo Byrne, Maria Calado e Jorge Rivera.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 20h00, e aos sábados e feriados, entre as 12h00 e as 18h00.