Campo Maior reúne Congresso para “dar voz” ao futuro do azeite

Com o azeite português a conquistar o mundo e a produção nacional em rota ascendente, Campo Maior acolhe, a 22 e 23 de maio, a oitava edição do Congresso Nacional do Azeite, o mais relevante fórum de debate do sector oleícola nacional. O evento reúne mais de 30 especialistas nacionais e internacionais para discutir os novos desafios do sector.

Campo Maior recebe, nos dias 22 e 23 de maio, a oitava edição do Congresso Nacional do Azeite, o mais relevante fórum de debate do setor olivícola e oleícola português. O evento, que conta este ano com o Alto Patrocínio do Presidente da República, decorre pela primeira vez no Centro Cultural de Campo Maior e tem como tema central “Novos Desafios para o Sector”.

O evento decorre num contexto em que produção nacional de azeite deverá atingir, na campanha de 2024-2025, o segundo melhor resultado de sempre, com um crescimento de 10% face às 150 mil toneladas registadas na campanha anterior.

Segundo o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal), que cita dados oficiais, Portugal — atualmente o sexto maior produtor mundial e o terceiro maior exportador europeu — ultrapassou a barreira dos mil milhões de euros em exportações e foi reconhecido, no último ano, como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível global.

Organizado pelo Cepaal em parceria com a Câmara de Campo Maior, o Congresso integra-se na Feira Nacional de Olivicultura, que decorre entre os dias 22 e 25 de maio no Jardim Municipal daquela vila.

O programa contará com quatro painéis de debate, reunindo mais de 30 oradores nacionais e internacionais em torno de temas como os desafios emergentes do sector, a implementação dos princípios de gestão ambiental, social e de governança, a identidade e origem do azeite português e o papel do azeite na alta cozinha.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do Cepaal, Gonçalo Morais Tristão, do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvi- mento Regional do Alentejo, Roberto Grilo.

Um dos momentos de destaque será a sessão de- dicada ao olivoturismo e à gastronomia, que junta, pela primeira vez, os ‘chefs’ Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes, num painel que contará também com representantes das Escolas de Hotelaria e Turismo do Estoril e de Portalegre.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar