Ravasqueira lança nova edição do clássico Vinha das Romãs

Aí está a nova edição de um tinto que tem demonstrado “o equilíbrio das suas castas de eleição”, Touriga Franca e Syrah. Um verdadeiro clássico alentejano. Manuel Baiôa (texto)

A Ravasqueira tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como uma das empresas mais dinâmicas do sector do vinho. Em 1943, a família José de Mello adquiriu o Monte da Ravasqueira, em Arraiolos. É uma propriedade com cerca de três mil hectares, com montado e outras culturas tradicionais alentejanas, às quais se juntou uma vinha de 45 hectares plantada nos anos 90 do século XX.

Mas a família José de Mello tem vindo a expandir os seus interesses no mundo do vinho a outras regiões. Por isso criou uma plataforma de investimentos dedicada ao sector do vinho, a WineStone, que conta com ativos no Alentejo, no Douro, na região dos Vinhos Verdes e em Lisboa. Foi criada em 2023 e integra, entre outras marcas, Ravasqueira, Quinta do Retiro Novo, Krohn, Quinta do Côtto, Paço de Teixeiró ou Quinta de Pancas. Com um ambicioso plano de crescimento até 2030, que passa pela expansão da carteira de investimentos a ou- tras regiões e a novas categorias de produto.

De entre o portfólio alargado dos vinhos da Ravasqueira destaca-se o Vinha das Romãs pela sua consistência ao longo dos anos. A edição de 2022 chegou recentemente ao mercado. O vinho provém duma vinha perto de Arraiolos, onde outrora existia um pomar de romãzeiras. As cepas de Touriga Franca e Syrah, aí plantadas em 2002, beneficiam das raízes que por ali ficaram a enriquecer a terra.

David Baverstock, o enólogo principal da WineStone, grupo ao qual Ravasqueira, pertence realça o facto de ao longo dos últimos 20 anos o Vinha das Romãs Tinto ter “demonstrado o equilíbrio das suas castas de eleição. Trata-se de um vinho que brilha à mesa, mostrando o seu grande valor de prova”.

Ainda de acordo com David Baverstock, “com uma boa capacidade de guarda, é um vinho único, que apresenta um perfil poderoso, mas elegante, e que assume uma personalidade muito própria oferecida pelos solos que lhe deram origem”. É já um verdadeiro clássico alentejano.

Da WineStone surgem mais notícias. No âmbito da sua estratégia de expansão, a empresa anunciou um investimento de 15 milhões de euros na construção de um polo logístico e de engarrafamento de larga escala, em Vendas Novas, que entrará em funcionamento no início do próximo ano. Com este investimento a empresa conta expandir as suas operações e capacidades, incluindo a instalação de novas linhas de enchimento.

“Concretizamos mais uma etapa decisiva do nosso plano e prosseguimos no cumprimento do nosso propósito, que é o de levar as marcas mais admiradas dos consumidores, de Portugal para o mundo.

Este polo da WineStone, que se diferencia pela tecnologia avançada implementada e pela excelência operacional, reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade, integrando soluções logísticas mais eficientes e práticas de engarrafamento que minimizam o desperdício, reduzem a pegada de carbono e promovem o uso responsável de recursos, alinhado com as exigências do mercado global”, diz o presidente do conselho de administração, Pedro Pereira Gonçalves.

RAVASQUEIRA VINHA DAS ROMÃS TINTO 2022

Vinho Regional Alentejano

WineStone Group

Castas: Touriga Franca & Syrah

O vinho estagiou 20 meses em barricas novas de carvalho francês e mostra boa concentração, com aromas de frutas negras e especiarias. A prova de boca mostra um tinto rico e opulento, mas com elegância e com um final fresco e prolongado. 

14,5% vol. / PVP: 20 euros

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar