Uma das candidaturas está relacionada com o enoturismo. Intitulada “Provere Enotur”, a operação pretende reforçar a promoção e a comercialização dos produtos enoturísticos da região, através de soluções tecnológicas avançadas. “Queremos daqui a dois anos ter das plataformas tecnológicas mais avançadas do mundo para a promoção e apoio à comercialização dos produtos enoturisticos”, afirma José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O responsável sublinhou a importância estratégica deste segmento para a afirmação regional. “Acreditamos muito no papel do Enoturismo como bandeira do turismo da Região, quer para o Alentejo, quer para o Ribatejo”, indicou. Entre as ações previstas está o desenvolvimento de um novo portal digital, com funcionalidades inovadoras para a promoção internacional.
“Estamos empenhados em superar limitações estruturais na comunicação integrada, promoção digital e na visibilidade internacional da região enquanto destino de enoturismo sustentável”, destacou José Santos, adiantando ainda que o projeto inclui uma forte componente de marketing digital. “O Portal Enotur e a campanha de ativação digital que faremos com o seu lançamento vai colocar-nos na vanguarda da comunicação de destinos de vinho, de gastronomia e de cultura”.
A segunda candidatura apresentada centra-se na promoção internacional do calendário de eventos “Alqueva”, visando a promoção dos produtos do território do Lago Alqueva, sobretudo dirigida aos mercados externos.
Segundo José Santos, este projeto “assume como desígnio afirmar o destino Alqueva no panorama internacional, através da promoção externa de um calendário de eventos diversificado e articulado, composto por iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas a realizar nos municípios da área de influência” do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva”. Os mercados prioritários serãi a Alemanha, França e Inglaterra.