Militante do PSD desde 2026, Gonçalo Feiteira, natural de Portalegre, explica que resolveu concorrer ao “bastião comunista” de Avis, após convite da comissão política local do partido.
“Há muita coisa para fazer. Acredito que quem governou a câmara durante estes anos todos terá feito o melhor que achou e foi capaz, mas, nos dias atuais, outros desafios se levantam”, argumenta.
Para o candidato, a aposta no desenvolvimento do concelho de Avis tem de passar, no futuro, pela criação e reabilitação de infraestruturas e nas redes viárias. O combate ao despovoamento é outro dos desafios que o candidato quer abraçar, atraindo investimento para o concelho.
“É um desafio e uma oportunidade para o PSD demonstrar e poder dizer em Avis o que é que faria diferente”, acrescenta o candidato.
A Câmara de Avis é considerada um “bastião comunista” no distrito de Portalegre porque, desde 1976, quando se realizaram as primeiras eleições autárquicas depois do 25 de Abril, tem sido sempre governada pelo PCP ou por coligações encabeçadas por este partido. O Município é, atualmente, liderado por Nuno Silva, que está a cumprir o terceiro e último mandato.
A candidatura social-democrata é a terceira a ser anunciada a esta autarquia alentejana, depois de a CDU ter revelado que o seu cabeça de lista é o antigo presidente do município, Manuel Coelho, de 57 anos, e o movimento Grupo de Cidadãos por Avis (GCA) decidir candidatar o gestor de logística e exportação Ricardo Pereiro, de 42 anos.