PS recomenda ao Governo integração da Pousada de Elvas na rede nacional

O deputado socialista eleito por Portalegre, Luís Moreira Testa, defende a reintegração da antiga Pousada de Elvas na rede das Pousadas de Portugal, concessionada ao Grupo Pestana, considerando que o encerramento da unidade constitui “um desaproveitamento de um ativo de relevante interesse turístico, cultural e histórico”.

A proposta consta do Projeto de Resolução n.º 186/XVI/1.ª, entregue na Assembleia da República, no qual o parlamentar sublinha a importância simbólica e patrimonial da Pousada, a primeira do país, inaugurada a 19 de abril de 1942 .

“É imperioso que o Governo promova diligências junto do concessionário da rede das Pousadas de Portugal, no sentido de estudar e negociar a reintegração da Pousada de Elvas na rede nacional”, lê-se no documento subscrito por Luís Testa, que pretende devolver ao imóvel “a visibilidade, a funcionalidade e a dignidade compatíveis com a sua história”.

Encerrada após a cessação da atividade por parte da entidade que a explorava, a antiga pousada permanece sem uso público, situação que o deputado considera representar “uma perda para a economia local e para a cidade de Elvas”, classificada desde 2012 como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, “mas também um desaproveitamento de um ativo de relevante interesse turístico, cultural e histórico”.

“A importância histórica desta unidade ultrapassa o plano regional, afirmando-se como um marco identitário e simbólico da política de turismo patrimonial do século XX”, afirma Luís Testa, para quem a valorização do edifício deverá ser integrada numa estratégia mais ampla de promoção do turismo cultural no interior do país.

O socialista exorta ainda o Governo a reconhecer “o valor histórico, patrimonial e simbólico da Pousada de Elvas, tomando as medidas adequadas à sua valorização e salvaguarda”, sublinhando que a sua recuperação e reintegração deverão ser consideradas como parte de um “esforço de coesão territorial e de desenvolvimento sustentável do interior”.

Ler mais | Pousada histórica de Elvas fechou portas, mas Enatur admite reabertura

No Projeto de Resolução agora apresentado, Luís Testa os restantes subscritores recomendam que o Governo tome medidas para “promover as diligências necessárias junto do Grupo Pestana”, reconhecendo simultaneamente a importância da unidade enquanto “primeira Pousada construída em Portugal”, e articulando essa reabilitação com a valorização do estatuto patrimonial da cidade.

A antiga Pousada de Elvas, da autoria do arquiteto Miguel Jacobetty Rosa — responsável também pelo projeto do Estádio Nacional —, foi inaugurada com o objetivo de promover o turismo nacional através da valorização do património e da gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar