No âmbito das comemorações do “Dia da Gastronomia a Património Cultural Imaterial”, assinalado a 26 de julho pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o concelho de Estremoz junta-se, este ano, à iniciativa, no contexto da programação da Cidade do Vinho 2025. Para assinalar a data, o município promove, de hoje a 27 de julho, a semana gastronómica “Bom vinho, boa mesa em Estremoz”.
A iniciativa pretende valorizar “a celebração da gastronomia como Património Cultural Imaterial”, realçando a ligação entre a cozinha tradicional, os produtos endógenos e os vinhos locais.
Ao longo da semana, os restaurantes aderentes vão apresentar aos clientes um “Menu Cidade do Vinho 2025”, composto por entradas diversas, sopa, prato principal e sobremesa (com utilização de vinho de Estremoz na sua confecção) e harmonizado com “os belíssimos vinhos de Estremoz”.
Os estabelecimentos participantes são: Adega Zaías – Zé Varunca, Alentejo à Mesa (Hotel Pateo dos Solares), Bar da Praça – Tapas & Wine, Espaço Equestre by Setor 8, Larau Restaurante, Mercearia Gadanha, Restaurante “A Talha”, Restaurante da Pousada Rainha Santa Isabel e The Howard’s Folly.
Entre algumas propostas tentadoras deste roteiro gastronómico em Estremoz destacam-se, por exemplo, o arroz de borrego com vinho da região, as bochechas estufadas em tinto acompanhadas de migas alentejanas, o cabrito assado em vinho branco, a presa de porco alentejano com molho de berbigão ou, para terminar em doçura, uma panacota de cereja com crumble de vinho tinto ou uma clássica pessagada, com pêssego, açúcar, canela e vinho tinto do concelho.
Fotografia | Arquivo/D.R.