Em comunicado, a CDU indicou que o candidato é geólogo, doutorado em Ciências da Terra e investigador na Universidade de Évora e tem trabalhado na área da “geologia do Alentejo e na valorização dos seus recursos geológicos”.
Em entrevista a publicar esta sexta-feira pelo jornal “Brados do Alentejo”, Noel Moreira diz que o atual mandato do Executivo liderado pelo PS “ficou muito aquém daquilo que são (ou deveriam ser) as prioridades para o Município” e lamenta o “abandono” do Bairro de Santiago, falhas na habitação e a ausência de estratégia para resolver os problemas do abastecimento de água.
Noel Alexandre Fontes Moreira, de 37 anos, é membro do Conselho Geral da UÉ desde 2024 e foi comunicador de ciência no Centro Ciência Viva de Estremoz, entre 2009 e 2012. Membro do executivo da Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, o candidato é deputado municipal em Estremoz, desde 2017, eleito por esta coligação.
É ainda dirigente associativo na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, e coordenador do Grupo de Especialidade da Sociedade Geológica de Portugal.
O candidato da CDU junta-se a outros quatro que já tinham sido anunciados, nomeadamente o atual presidente, José Daniel Sádio (PS) e o ex-presidente Luís Mourinha (MiETZ). As outras duas candidaturas anteriormente anunciadas são lideradas pela atual vereadora e ex-deputada Sónia Ramos (numa coligação PSD/CDS-PP) e por Rui Jorge Coronha (Chega).