GNR alerta para 436 burlas em arrendamentos de férias desde 2023

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou um total de 436 burlas no arrendamento de casas de férias nos últimos dois anos e meio, 44 dos quais primeiros seis meses de 2025. Desde 2023, foram detetados 16 casos nos distritos de Beja, Évora e Portalegre.

A GNR alerta que este fenómeno “ocorre de forma dispersa em todo o território nacional”, incluindo Évora, Beja e Portalegre. Segundo os dados provisórios até 30 de junho, o distrito de Beja registou um caso, tal como Portalegre, enquanto Évora não apresentou qualquer ocorrência. 

A GNR explica que “os suspeitos publicam anúncios de arrendamento de imóveis a preços apelativos, em sítios da internet com relevo e muita visibilidade”, sendo frequente que usem “fotografias de imóveis reais, apesar do contexto e elementos de arrendamento serem falsos”. 

O método mais comum consiste em convencer a vítima a pagar um sinal para garantir a reserva do imóvel, apenas para depois perceber que o mesmo não existe ou não está disponível.

Fonte da GNR sublinha: “A vítima só percebe que foi burlada meses depois”, e enumera que isso acontece geralmente “quando tenta contactar o suspeito, constatando que o contacto deixou de estar ativo; quando pretende recolher a chave da habitação; ou quando verifica que a morada que lhe foi fornecida não existe”.

Como forma de prevenção, a Guarda recomenda cautela com ofertas muito vantajosas, a exigência de visitas presenciais e a verificação da identidade do anunciante. Também aconselha a desconfiar de pedidos de pagamento apressado e a cruzar informações em várias plataformas.

“Com estas medidas, pretendemos contribuir para a prevenção e o combate aos diversos tipos de burlas”, conclui a mesma fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

Caro? O azeite?

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar