O candidato, de 51 anos, é também o líder da bancada da Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP) na Assembleia Municipal no presente mandato autárquico.
A CLIP liderou o Município de Portalegre, durante dois mandatos consecutivos (2013 a 2021), tendo então como presidente a professora Adelaide Teixeira, de 63 anos.
Ricardo Romão explica que decidiu abraçar este desafio por considerar que a Câmara de Portalegre “precisa de uma liderança diferente”.
Segundo o cabeça de lista deste movimento, no atual mandato, conduzido por Fermelinda Carvalho, eleita pela coligação PSD/CDS-PP, “não houve nada de novo”. E critica: “Neste mandato, há uma gestão corrente, que não acrescentou nada”.
Afiançando que a CLIP apresenta uma “equipa renovada” à Câmara de Portalegre, Ricardo Romão lamenta que o atual Executivo “apenas tenha concluído projetos” que começaram por ser desenvolvidos pelo movimento independente.
A antiga presidente da Câmara, Adelaide Teixeira, será a candidata à Assembleia Municipal.
Trata-se da quinta candidatura a ser anunciada à Câmara de Portalegre. A atual presidente do município, Fermelinda Carvalho, que cumpre o primeiro mandato, recandidata-se pelo PSD/CDS-PP, enquanto o PS apresenta o empresário Francisco Silva, o Chega avança com o deputado João Lopes Aleixo e a CDU concorre com o ex-dirigente sindical e gestor de projetos sociais Diogo Júlio Serra.