Em comunicado, a ULS do Alto Alentejo explica que a empreitada, intitulada “Requalificação de Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, EPE”, tem como objetivo “melhorar as condições físicas e funcionais das unidades, promovendo a eficiência energética, a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais”.
Os centros abrangidos são os de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Gavião, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel. A diversidade das obras previstas, refere a ULS, “reflete a preocupação em adaptar cada espaço às necessidades específicas da comunidade que serve”.
Entre os trabalhos previstos incluem-se “a substituição de portas, reparações em coberturas, criação de novos gabinetes, fornecimento e colocação de sinalética direcional e informativa, bem como a aquisição de equipamentos essenciais”. Estas intervenções, sublinha a mesma fonte, “visam não só modernizar as infraestruturas, mas também garantir ambientes mais acolhedores e funcionais, reforçando a qualidade dos cuidados de saúde prestados”.
O investimento total ascende a cerca de 3,5 milhões de euros, representando “um passo significativo na valorização da rede de cuidados primários no Alto Alentejo”.
Com esta iniciativa, conclui a ULS, “reforça-se o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde, num território onde a proximidade e a qualidade dos cuidados são essenciais para o bem-estar das populações”.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Arquivo/Nuno Veiga (Lusa)