Chuva obriga a descarga da Barragem da Apartadura

Se à previsão de chuva até final deste mês se juntar um armazenamento à cota máxima, a solução é despejar água. Na Barragem da Apartadura (Marvão) ocorrerá esta terça-feira uma descarga de fundo.

Em comunicado, o Município de Marvão anunciou que a EPAL, responsável pelo abastecimento de água no Alto Alentejo, vai realizar, esta terça-feira, dia 26, uma descarga de fundo na Barragem da Apartadura, com o objetivo de baixar o caudal de água armazenada.

A autarquia justifica esta decisão pelas previsões meteorológicas que apontam, até final do mês de março, para uma precipitação acumulada entre os 70 e 100 mm, na Serra de São Mamede.

“O objetivo é repor o nível da albufeira à cota 594 metros e permitir ter alguma capacidade de encaixe, atenuando os possíveis efeitos das chuvadas que se avizinham”, acrescenta.

De acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, no final do mês de fevereiro, a Barragem da Apartadura estava na sua capacidade máxima (7,4 milhões de metros cúbicos) de armazenamento de água.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar