De acordo com a Força Aérea, o acidente ocorreu pelas 16h05, tendo sido acionados todos os meios de socorro no local, “de acordo com o plano de segurança estabelecido que foi imediatamente acionado”.
As primeira informação indicam que as duas aeronaves integravam a patrulha hispano-portuguesa Yakstars. Uma das aeronaves envolvidas na colisão caiu na vertical e despenhou-se, provocando uma forte explosão. A outra conseguiu aterrar.
Veja o momento da colisão:
https://www.facebook.com/AviacaoTV/videos/1599100973991228
Em comunicado, a Força Aérea “lamenta profundamente” o acidente e confirmou a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola. Segundo especifica, o acidente aconteceu aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola –, em plena Base Aérea N.º 11, em Beja.
“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”, refere a mesma fonte.
Já o ferido ligeiro, de nacionalidade portuguesa, foi “avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento”, tendo sido assistido no Hospital de Beja.
Lamentando o sucedido, o ministro da Defesa, Nuno Melo, revelou ter recebido informação sobre por parte do Chefe do Estado Maior da Força Aérea no sentido “de que haverá uma averiguação a este acidente para se perceber a razão e apurar todas as responsabilidades”. A investigação será feita pela própria Força Aérea e pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves.
Foto: ©X