Organizado pelo Município no âmbito das Festas de Santo António, o RegWine Festival apresenta-se como “uma mostra de vinhos locais, nacionais e internacionais que tem como principais objetivos a promoção do vinho e dos produtos regionais, criar oportunidades de negócio e contribuir para o desenvolvimento económico do setor vitivinícola”.
Além dos vinhos em prova (mediante a aquisição de copo por 2,5 euros), o certame inclui palestras e harmonizações entre vinhos e produtos regionais. Logo no dia de abertura, pelas 18h30, Filipe Perdiz, diretor geral e enólogo da Elite Vinhos, irá falar sobre vinho de talha e petiscos alentejanos.
Na sexta-feira, dia 14, a programação tem início às 17h30 na biblioteca municipal com a conferência “Da Aldeia dos Palácios à Cidade do Vinho – Uma perspetiva histórica sobre o legado vitivinícola de Reguengos de Monsaraz”, pelo historiador José Calado. Uma hora depois, Rui Veladas, enólogo da Cooperativa Agrícola de Reguengos (Carmim) e Luís Rato Fonseca, o ‘chef’ do restaurante Monte Palaios (Campinho), juntam-se para demonstrar como os vinhos podem ser um bom parceiro dos doces tradicionais.
Sábado, dia 15, haverá provas de vinhos e de azeites, estas acompanhadas por Filipa Velez, do Centro de Estudos e Promoção de Azeites do Alentejo.
No último dia do RegWine a aposta será na harmonização de vinhos com queijos e enchidos tradicionais, num evento que contará com a presença de Vasco Serra, escanção no restaurante CAT Espero (Reguengos de Monsaraz).