O caso remonta a 31 de julho passado quando dois homens entraram numa ourivesaria situada na Rua da Carreira, em pleno Centro Histórico de Elvas. Um deles, armado com uma faca, dirigiu-se ao proprietário no estabelecimento comercial com o objetivo de consumar o roubo. Mas o homem, com o auxílio de populares, conseguiu afugentar os assaltantes, evitando o roubo.
Passadas duas semanas, e apesar das máscaras cirúrgicas com que entraram na ourivesaria, a PSP de Portalegre conseguiu identificar os assaltantes e deter um deles. O homem foi presente a tribunal, ficando a aguardar julgamento em prisão preventiva. O outro suspeito e, sabe-se agora, um terceiro elemento envolvido na tentativa de roubo permanecem em fuga.
Fonte da PSP avança que um dos suspeitos é de nacionalidade espanhola, admitindo que os dois possam ter cruzado a fronteira.
De acordo com a mesma fonte, só a “resistência” oferecida pelo proprietário da ourivesaria, auxiliado primeiro por um cliente e, depois, por populares que acorreram ao local, impediu que o roubo se tivesse consumado.
O inquérito continua em investigação na PSP de Elvas.