Para a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, trata-se do “reconhecimento do compromisso contínuo da Universidade de Évora (UE) em proporcionar uma experiência educativa inclusiva e de qualidade focada, particularmente, no bem-estar integral dos nossos estudantes”.
Um projeto, acrescente, que se torna “ainda mais relevante com o recente anúncio do governo em disponibilizar consultas de psicologia para estudantes do ensino superior”.
De acordo com Hermínia Vilar, a saúde mental “tem sido, e continua a ser, uma prioridade para a UE”, sendo que a atribuição deste prémio, “num momento em que se reforça a importância do apoio psicológico a nível nacional, vem destacar o papel pioneiro da instituição na promoção da inteligência socioemocional e no suporte à comunidade académica”.
Atribuído pela Ordem dos Psicólogos – Delegação Regional do Sul, o “Prémio de Boas Práticas Sul 2024” visa “reconhecer e distinguir psicólogos e serviços de psicologia” a trabalhar no Sul do país, em instituições “cujas políticas e práticas demonstram um compromisso forte e inovador com o papel assistencial da psicologia, nomeadamente, na promoção do bem-estar físico, psíquico e social de pessoas, grupos, organizações e comunidades”.
Para a reitora da UE, a distinção do projeto “Mais-UE, Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior” constitui “um incentivo” para a instituição “continuar a inovar e a contribuir para um ensino
superior mais resiliente e atento às questões da saúde mental”. Com este tipo de projetos, sublinha, a UE “continuará a criar um ambiente educativo mais saudável, inclusivo e preparado para responder às necessidades dos estudantes”.