PUBLICIDADE

Adegas de porta aberta. “Vinho na Vila” de regresso a Vila Alva

No próximo dia 11 de maio, sábado, os habitantes de Vila Alva voltam a abrir com grande orgulho as portas das suas adegas e tabernas para acolher os visitantes que percorrem as ruas de uma das mais belas aldeias brancas de Portugal, em provas de vinhos e petiscos, para mais uma edição do “Vinho na Vila”. Manuel Baiôa (texto)

Produtores de todo o país juntam-se nesta genuína aldeia alentejana para a celebração da gastronomia e do vinho, em ambiente de festa. Os enófilos vão percorrer 13 adegas, por entre o aglomerado bucólico e rústico de Vila Alva, onde vão poder provar vinhos de 35 pequenos produtores de todo o país, num total de mais de 250 referências de vinhos a par com as comidas típicas da região. 

Os visitantes vão poder visitar a maioria das adegas da aldeia, muitas delas fechadas ao público durante o ano, onde estão espalhados os produtores com os vinhos para a degustação. A par inclui-se, como não podia deixar de ser, a Rota dos Petiscos, com enchidos e queijos regionais, entre outras surpresas alentejanas, a provar nas adegas. 

A partir das 20h30 será servido o Jantar com Vinho, no largo da Igreja Matriz de Vila Alva, para dar protagonismo à comida tradicional alentejana harmonizada com vinhos do produtor XXVI Talhas. A organização cabe ao Enóphilo e ao produtor XXVI Talhas e conta com o apoio do Município de Cuba.

A edição do ano passado foi um sucesso pois envolveu toda a comunidade de Vila Alva, que tem apenas 400 habitantes, pois todos eles sentiram brio e orgulho na sua terra e nos produtos e cultura alentejana que conseguiram mostrar aos visitantes. 

“É dia de trânsito congestionado até porque acolhemos mais visitantes do que os habitantes da povoação. O ano passado recebemos cerca de meio milhar de pessoas. Foi indiscritível o ambiente que se criou!”, refere alegremente Alda Parreira, uma das mentoras do projeto, e representante da marca XXVI Talhas, juntamente com o irmão Daniel Parreira. 

“Este projeto é muito mais do que um encontro em redor do vinho e dos petiscos. É um convite a que nos descubram, a que sejam contagiados pelas maravilhas que esconde o interior profundo do nosso país, nomeadamente o Alentejo”, acrescenta.

“Sentimos que devemos devolver algo à comunidade que nos viu nascer e crescer e um dos maiores contributos que podemos dar é não deixar que caia no esquecimento ou que desapareça. A riqueza que esta povoação encerra em si, com as adegas de talha ancestrais, deveria ser nacionalmente valorizada”, remata Daniel Parreira.

Este ano, na véspera, dia 10 de maio, há uma novidade Chefs na Vila com os chefs João Narigueta (Poda, Híbrido) e o Filipe Ramalho (Páteo Real), que irão preparar uma refeição a quatro mãos para vinhos de três produtores: XXVI Talhas, Mainova e Joaquim Arnaud. A degustação terá início às 20h00, na adega do Mestre Daniel, a casa dos XXVI Talhas, em Vila Alva. 

No dia 11 de maio haverá ainda um passeio nas vinhas centenárias (das 11h00 às 12h30). Trata-se de um passeio pedestre com uma distância total de 4,5 quilómetros, uma caminhada com partida em Vila Alva com destino até uma vinha centenária, onde se realizará a visita guiada e prova de dois vinhos

Mais informações em:

https://www.facebook.com/vinhonavilapt

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

PUBLICIDADE

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar