Adeus Mateus! Luís Sequeira será o novo “homem forte” dos vinhos do Alentejo

Atualmente administrador da The Fladgate Partnership, um dos grupos líder no sector do vinho do Porto, Luís Sequeira será o próximo presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

O processo de eleição dos órgãos sociais da CVRA foi lançado em final do ano passado. O primeiro passo foi a eleição do conselho geral, composto por 10 representantes dos interesses profissionais da produção e 10 do comércio, a quem caberá eleger a direção e o conselho fiscal.

Certa, desde o primeiro momento, foi a saída de Francisco Mateus da presidência de uma entidade que lidera desde finais de 2015. “Tendo servido a organização com toda a dedicação e com a visão de aumentar o reconhecimento nacional e internacional dos Vinhos do Alentejo, considero que é o momento certo para a entrada de novas ideias e perspetivas para impulsionar o sector vitivinícola desta extraordinária região”, referiu. 

Passados três meses é conhecido o nome do sucessor: Luís Sequeira é o “senhor” que se segue. Nascido em 1970, mestre e doutorado em gestão, assumiu em 1993 a direção geral da Adega Cooperativa da Covilhã, tendo transitado em 1999 para a A. A. Cálem (Porto Cálem) onde desempenhou as funções de diretor comercial e de ‘marketing’ até dezembro de 2001, quando se juntou à The Fladgate Partnership, um dos grupos líder no sector do vinho do Porto (detém as marcas Porto Taylor’s, Porto Fonseca e Porto Croft).

É desde 2009 membro do Conselho de Administração da Fladgate Partnership, e diretor-geral da sua divisão de vinhos, assumindo funções de administrador igualmente nas empresas de distribuição do Grupo (Heritage Wines e Grossão), além de professor no Instituto Superior de Gestão, desde 2012.

De acordo com a a “Revista de Vinhos”, o seu nome foi aprovado “por unanimidade”, restando apenas “acertar os detalhes naturais de um processo de contratação para que, posteriormente, haja a indigitação no cargo”.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. 

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar