Afonso Cruz e Galopim de Carvalho em destaque na Feira do Livro de Évora

Com nomes como Galopim de Carvalho, Afonso Cruz, Francisco Moita Flores e João Pedro Mésseder, a Feira do Livro de Évora está de regresso ao Largo Conde Vila Flor, entre 24 de maio e 01 de junho, com literatura, música e teatro ao ar livre.

Organizado pelo Município, o certame, que se prolonga até o dia 01 de junho, volta a realizar-se, ao ar livre, no Largo Conde Vila Flor, junto ao templo romano, no centro histórico da cidade alentejana.

A feira, indicou a autarquia, vai contar com a presença de “instituições e livrarias independentes da cidade, mas também de outros pontos do país”, assim como de “livreiros, escritores, ilustradores e outros agentes dos livros e da leitura”.

Os destaques do programa literário vão para o regresso ao certame do geólogo Galopim de Carvalho e do escritor e realizador de cinema Afonso Cruz e as estreias dos escritores Francisco Moita Flores e João Pedro Mésseder.

Este ano, tal como nas edições anteriores, volta a realizar-se a Maratona de Leitura Transfronteiriça, marcada para a manhã do dia 26, que junta alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida, na comunidade da Estremadura, ‘vizinha’ do Alentejo.

Outro dos destaques da feira vai para a exposição “O Meu nome é Margarida”, organizada pela associação “É Neste País” e que vai estar patente no Salão Central Eborense. Esta mostra é uma homenagem à escritora, poeta e declamadora Margarida Morgado, falecida em 2023, na cidade alentejana, e inclui textos da sua autoria e ilustrações de Joana Dias.

Segundo a Câmara Municipal, o programa do certame contempla ainda animação musical, performances, teatro, entre outros momentos.

Uma das novidades desta edição é a abertura durante o período noturno, com a Feira do Livro de Évora a funcionar entre as 10h00 e as 22h00 nos dias 24, 30 e 31 e até às 20h00 nos restantes.

A organização conta com a parceria da Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e a colaboração do Arquivo Distrital de Évora e da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar