Agricultores já podem reportar danos provocados pelo mau tempo

Os agricultores alentejanos já podem reportar os danos nas explorações provocados pela tempestade Martinho. Formulário disponível no portal da CCDR do Alentejo.

Em nota de imprensa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indica estar disponível, na sua página de internet ou junto dos serviços sub-regionais, o formulário para declarações dos prejuízos agrícolas causados pela tempestade Martinho.

“As fortes chuvas e ventos intensos afetaram colheitas e explorações agrícolas, resultando em danos estruturais e perdas significativas para os produtores da região”, lembra a CCDR do Alentejo, acrescentando que o formulário “visa facilitar o processo de comunicação dos prejuízos”.

“Sublinha-se a importância de fornecer informações detalhadas sobre os prejuízos, incluindo a extensão dos danos e as culturas afetadas, para que se possa proceder a uma análise precisa e eficaz, de modo a agilizar a avaliação dos danos e a implementação de medidas de apoio”, prossegue a instituição, reafirmando o seu compromisso “em apoiar os agricultores da região, garantindo que todas as declarações serão tratadas com a máxima celeridade e rigor”.

Recorde-se que o Governo anunciou apoios às explorações agrícolas com prejuízos superiores a 30% devido ao mau tempo da semana passada. De acordo com o ministro da Agricultura, serão apoiados a 100% os agricultores que tiverem prejuízos até cinco mil euros, a 85% entre os cinco mil euros e os 50 mil euros e em 50% aqueles cujos prejuízos se situarem entre os 50 mil euros e os 400 mil euros. O apoio ao rendimento é de 42 mil euros por beneficiário.

Após concluída a fase de levantamento e, analisados todos os casos, o José Manuel Fernandes admite avançar também com “alguma linha de crédito de apoio ou alguns auxílios de Estado para aqueles que não chegam aos 30%”.

Fotografia | António Pedro Santos/Lusa

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar