Em nota de imprensa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indica estar disponível, na sua página de internet ou junto dos serviços sub-regionais, o formulário para declarações dos prejuízos agrícolas causados pela tempestade Martinho.
“As fortes chuvas e ventos intensos afetaram colheitas e explorações agrícolas, resultando em danos estruturais e perdas significativas para os produtores da região”, lembra a CCDR do Alentejo, acrescentando que o formulário “visa facilitar o processo de comunicação dos prejuízos”.
“Sublinha-se a importância de fornecer informações detalhadas sobre os prejuízos, incluindo a extensão dos danos e as culturas afetadas, para que se possa proceder a uma análise precisa e eficaz, de modo a agilizar a avaliação dos danos e a implementação de medidas de apoio”, prossegue a instituição, reafirmando o seu compromisso “em apoiar os agricultores da região, garantindo que todas as declarações serão tratadas com a máxima celeridade e rigor”.
Recorde-se que o Governo anunciou apoios às explorações agrícolas com prejuízos superiores a 30% devido ao mau tempo da semana passada. De acordo com o ministro da Agricultura, serão apoiados a 100% os agricultores que tiverem prejuízos até cinco mil euros, a 85% entre os cinco mil euros e os 50 mil euros e em 50% aqueles cujos prejuízos se situarem entre os 50 mil euros e os 400 mil euros. O apoio ao rendimento é de 42 mil euros por beneficiário.
Após concluída a fase de levantamento e, analisados todos os casos, o José Manuel Fernandes admite avançar também com “alguma linha de crédito de apoio ou alguns auxílios de Estado para aqueles que não chegam aos 30%”.
Fotografia | António Pedro Santos/Lusa