Alandroal e Mértola unem esforços para promover tradições do Guadiana

As Câmaras Municipais de Alandroal e Mértola, vão unir esforços para a preservação e promoção das tradições ligadas ao rio, com os ‘olhos postos’ para lá das fronteiras da região.

O protocolo de colaboração entre os dois municípios, que partilham diferentes troços do Rio Guadiana, vai ser assinado, no próximo sábado, durante o Festival do Peixe do Rio.

De acordo com o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, esta colaboração com o Município de Mértola, visa a criação de uma rede com vista a preservar e a promover as tradições do rio.

“Temos uma parceria quase gémea [com Mértola] de tentar devolver as mesmas dinâmicas, em dois pontos do Alentejo ligados ao Rio Guadiana, mas relativamente afastados”, disse.

E “este é o ponto de partida para aquilo que gostaríamos que fosse uma rede mais alargada de municípios com estes objetivos”, salientou o autarca.

João Grilo assinalou que a Câmara de Mértola também organiza um Festival de Peixe do Rio, que habitualmente se realiza no mês de abril, na localidade de Pomarão, e tem “objetivos semelhantes em termos de promoção dessas dinâmicas”.

“O ponto de partida é, sem dúvida, a gastronomia do peixe do rio”, frisou, observando que a parceria a estabelecer entre as duas autarquias olha igualmente para “a cultura do rio e toda a cultura do Alentejo e da dieta mediterrânea”.

João Grilo refere que a primeira iniciativa da parceria “é a troca de experiências”, com a Câmara de Mértola a marcar presença no Festival Peixe do Rio de Alandroal e a de Alandroal a estar representada no certame que decorrerá, mais tarde, naquele concelho do Baixo Alentejo.

Os municípios vão ainda encetar “um intercâmbio de dinâmicas”, envolvendo “pessoas ligadas à gastronomia e à cultura”, trabalhar numa candidatura conjunta que já têm ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Provere) e avançar com outras.

De acordo com o autarca, Alandroal e Mértola estão juntos “na candidatura Provere de Alqueva, que já está aprovada”, através da qual querem desenvolver “estruturas semelhantes, como um centro interpretativo da gastronomia do rio e outras atividades”.

“Vamos tentar desenvolvê-los em parceria, procurar ultrapassar as mesmas dificuldades e encontrar os financiamentos comuns”, sublinhou.

João Grilo apontou ainda a intenção de envolver parceiros portugueses de outras regiões do país e até de Espanha para “aumentar as dinâmicas de uma rede que tenha esta ideia da cultura do rio e da gastronomia do rio”.

“Temos intenções de desenvolver projetos Interreg com os nossos vizinhos espanhóis e há possibilidades de sairmos até do Alentejo para procurar parceiros onde o peixe do rio seja muito expressivo na cultura local, para [estabelecer] uma rede ainda maior”, acrescentou.

A edição deste ano do Festival Peixe do Rio de Alandroal vai decorrer, a partir de sexta-feira e até ao dia 16 deste mês, em 18 restaurantes do concelho e inclui, durante o mesmo período, uma feira no castelo da vila alentejana.

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar