A intervenção, segundo a empresa, visa “melhorar as condições de estabilidade estrutural e garantir o reforço sísmico da ponte e dos viadutos de acesso”.
De acordo com a IP, a obra vai igualmente permitir “aumentar os níveis de conforto e reforçar a segurança desta infraestrutura rodoviária ao serviço dos automobilistas”.
A ponte, situada ao quilómetro 567,571 do IC1, tem uma extensão total de 1.209,5 metros e é composta por quatro subestruturas: o viaduto sobre a linha ferroviária, o viaduto norte, a ponte principal e o viaduto sul.
Entre os trabalhos previstos incluem-se o reforço sísmico da ponte, operações de saneamento e limpeza no leito do rio, o reforço da base e do topo dos pilares e a colocação de dispositivos complementares de travamento horizontal entre o tabuleiro e os pilares.
A empreitada contempla ainda a pavimentação e impermeabilização do tabuleiro rodoviário, a substituição da guarda de segurança, a reabilitação dos guarda-corpos, a reparação e proteção das superfícies de betão e a reabilitação geral dos elementos metálicos.
A IP enquadra esta intervenção na sua estratégia “de investimento contínuo na melhoria dos níveis de disponibilidade, fiabilidade e segurança” das obras de arte que integram a Rede Rodoviária Nacional, nomeadamente pontes, viadutos e passagens hidráulicas.
O objetivo, acrescenta a empresa, passa por garantir “as melhores condições de circulação ao serviço das empresas no transporte de mercadorias e da mobilidade das populações”.
Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: D.R.











