«Acredito que, dentro de quatro anos, teremos um instituto percecionado pela comunidade de uma outra forma, ou seja, não só como uma instituição de educação e formação, mas também como uma instituição de investigação e inovação», diz o novo presidente do IPBeja.
Aldo Passarinho, que venceu as eleições para a presidência do Politécnico no dia 7 de abril, vai tomar posse amanhã à tarde, substituindo no cargo Maria de Fátima Carvalho, que não se recandidatou.
Segundo o novo presidente, o ciclo que agora se inicia vai representar «o retomar da relação com a comunidade», com «atividades de extensão [à população] no domínio cultural [e] da prestação de serviços». E significa também um rumo de afirmação do IPBeja enquanto «ator dinâmico» da educação, formação, investigação, inovação e transferência de conhecimentos.
Para Aldo Passarinho, os eixos da educação e da formação são pontos «muito fortes» da instituição, enquanto as áreas da «investigação, inovação e a questão das atividades de extensão à comunidade» merecem um «programa de ação» mais pormenorizado por não estarem ainda devidamente consolidadas.
Aquando da sua candidatura, o professor do Departamento de Artes, Humanidades e Desporto assumiu querer um mandato «centrado numa governação transparente e orientada para resultados, com redução da burocracia e investimento nas pessoas, na ciência e na atratividade da instituição».
Entre outras prioridades, Aldo Passarinho, doutorado em Artes e Educação pela Universidade de Barcelona, assumiu que quer realizar uma auditoria financeira e jurídica ao IPBeja, divulgar um relatório sobre a situação atual da instituição e normalizar as relações organizativas internas.
A cerimónia de tomada de posse começa com um momento musical, seguindo-se a intervenção do presidente do Conselho Geral do IPBeja, Fernando Gonçalves, a assinatura do termo de posse do novo presidente e dos respetivos vice-presidentes e pró-presidentes e uma intervenção do presidente eleito.
De acordo com o IPBeja, «a cerimónia assinala o início de um novo ciclo institucional», que vai reforçar o compromisso da instituição com o desenvolvimento do ensino superior.












