Aldo Passarinho quer IPBeja como «ator dinâmico» de investigação e inovação

Aldo Passarinho toma posse amanhã, dia 26, como presidente do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) com a promessa de transformar a instituição num «ator dinâmico» da investigação e inovação, reduzir a burocracia e realizar uma auditoria financeira e jurídica à academia.

«Acredito que, dentro de quatro anos, teremos um instituto percecionado pela comunidade de uma outra forma, ou seja, não só como uma instituição de educação e formação, mas também como uma instituição de investigação e inovação», diz o novo presidente do IPBeja.

Aldo Passarinho, que venceu as eleições para a presidência do Politécnico no dia 7 de abril, vai tomar posse amanhã à tarde, substituindo no cargo Maria de Fátima Carvalho, que não se recandidatou.

Segundo o novo presidente, o ciclo que agora se inicia vai representar «o retomar da relação com a comunidade», com «atividades de extensão [à população] no domínio cultural [e] da prestação de serviços». E significa também um rumo de afirmação do IPBeja enquanto «ator dinâmico» da educação, formação, investigação, inovação e transferência de conhecimentos.

Para Aldo Passarinho, os eixos da educação e da formação são pontos «muito fortes» da instituição, enquanto as áreas da «investigação, inovação e a questão das atividades de extensão à comunidade» merecem um «programa de ação» mais pormenorizado por não estarem ainda devidamente consolidadas.

Aquando da sua candidatura, o professor do Departamento de Artes, Humanidades e Desporto assumiu querer um mandato «centrado numa governação transparente e orientada para resultados, com redução da burocracia e investimento nas pessoas, na ciência e na atratividade da instituição».

Entre outras prioridades, Aldo Passarinho, doutorado em Artes e Educação pela Universidade de Barcelona, assumiu que quer realizar uma auditoria financeira e jurídica ao IPBeja, divulgar um relatório sobre a situação atual da instituição e normalizar as relações organizativas internas.

A cerimónia de tomada de posse começa com um momento musical, seguindo-se a intervenção do presidente do Conselho Geral do IPBeja, Fernando Gonçalves, a assinatura do termo de posse do novo presidente e dos respetivos vice-presidentes e pró-presidentes e uma intervenção do presidente eleito.

De acordo com o IPBeja, «a cerimónia assinala o início de um novo ciclo institucional», que vai reforçar o compromisso da instituição com o desenvolvimento do ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar