Este é um dos concelhos onde o atual presidente não se pode recandidatar por ter cumprido o terceiro mandato consecutivo. Assim, António Bota – que também é presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo – cede o seu lugar como cabeça-de-lista à vice-presidente, Ana Carmo.
E a candidata diz-se empenhada em “dar um novo impulso para o desenvolvimento do concelho, nomeadamente na procura de investimento, na habitação, melhoramento das vias públicas” e “fixação de jovens e famílias”.
Segunda força mais votada em 2021, o PSD – que durante vários anos liderou o concelho – irá a votos com Pedro Tadeu Freitas, técnico oficial de contas e presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, em Beja. Não o espera uma tarefa fácil, se levarmos em conta o histórico de votações nos sociais-democratas: 27,21% em 2017 e 21,20% em 2021.
Um fator suplementar de motivação poderá ser a candidatura de Andreia Guerreiro à Assembleia Municipal; ela que é a presidente da Distrital de Beja do PSD.
A CDU concorre com o engenheiro Luís Bota e a lista do Chega é liderada por Rui Brito, funcionário público, empresário e antigo presidente da concelhia do PSD… em Ourique.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: Arquivo/D.R.











