“Em nenhum país da Europa conheci uma coisa tão importante e com impacto tão grande como o Alqueva’, diz o presidente do conselho de administração da EDIA, citado pelo semanário.
Segundo José Pedro Salema, o estudo “mostra valores surpreendentes de impacto económico deste projeto: o esforço do investimento do orçamento nacional foi superior a mil milhões de euros, mas as receitas fiscais adicionais que foram induzidas pelo projeto já são três vezes superiores”.
Ou seja: “O projeto Alqueva e toda a atividade económica que induziu representa um valor anual de produção superior a 3.200 milhões de euros”.
Para isso, acrescenta o gestor ao “Sol”, são contabilizados os impostos pagos pelas empresas de construção das Infraestruturas, incluindo descontos para a Segurança Social, e os impactos “muito positivos” decorrentes do investimento e com impacto no crescimento do Produto Interno Bruto.
Ainda de acordo com José Pedro Salema, o estudo conclui que os empregos diretos e indiretos criados na agricultura e indústria chegam aos 28 mil, “ultrapassando” as estimativas iniciais.
“Este é um exemplo de um investimento público que funcionou. Gastámos muito dinheiro durante muitos anos, mas o retorno está a ser muito superior. São investimentos que valem a pena”, conclui.