Em candidatura vencedora não se mexe: o PSD, que em 2021 “roubou” esta autarquia ao PS, recandidata Francisco Miranda a um segundo mandato. Funcionário público, com 66 anos, diz tentar um segundo mandato para acompanhar a execução dos projetos de “grande envergadura” iniciados no atual mandato.
“Gostaria de acompanhar e de ver a execução de projetos que conseguimos candidatar e financiar, projetos de grande envergadura”, referiu.
Há quatro, os sociais-democratas derrotaram os socialistas por apenas 77 votos. Uma margem mínima que permite acalentar esperanças a Francisco Rolo, também funcionário público, de 51 anos, de conseguir inverter as posições.
O cabeça-de-lista do PS presidiu à Junta de Freguesia de Alter do Chão entre 2017 e 2021 e defende que “o maior desafio” será “atrair o turismo” para “fazer crescer” o concelho.
“Há muita coisa a fazer num concelho desertificado, mas o campo da cultura tem de melhorar e, acima de tudo, as áreas da habitação e do desporto”, diz, por sua vez, o candidato da CDU, João Martins. Finalmente, o Chega, candidata o empresário Jorge Gato, também ele apostado “na fixação de mais população” e na “atração de visitantes”.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: D.R.











