Baseada no modelo de carpooling — partilha de boleias —, a iniciativa permite aos funcionários das entidades públicas do Alto Alentejo otimizar deslocações profissionais e pendulares, «promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos de transporte».
Em nota de imprensa, a CIM diz já ter remetido às entidades abrangidas a informação necessária para a adesão ao projeto e para a ativação das contas dos respetivos colaboradores.
A iniciativa integra a estratégia regional de promoção da mobilidade sustentável e de redução das emissões associadas aos transportes, contribuindo, segundo a CIM do Alto Alentejo, para «a diminuição da pegada carbónica das entidades públicas participantes».
O projeto funcionará em regime piloto durante um ano, período em que será avaliada «a sua utilização, aceitação e potencial de replicação». Os resultados obtidos servirão de base à análise da viabilidade de uma futura implementação permanente e, eventualmente, à disponibilização de «uma solução semelhante dirigida à população em geral do Alto Alentejo», de acordo com a comunidade intermunicipal.
A CIM sublinha ainda que «a participação das entidades públicas e dos seus colaboradores assume um papel fundamental na avaliação desta solução inovadora de mobilidade para o território».












