A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com a Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, promoveu uma experiência turística inovadora, centrada na “beleza e riqueza” do “Amendoal em Flor”.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, o Alentejo “tem um património natural e cultural único, e a floração dos amendoais é um dos espetáculos mais belos da nossa paisagem mediterrânica. Com esta iniciativa, pretendemos proporcionar uma experiência diferenciadora, onde o turismo de natureza se alia à riqueza gastronómica e vinícola da região, dando a conhecer a autenticidade do nosso território”.
Já Nuno Russo, diretor executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, lembra que as amendoeiras em flor “são um produto turístico, desde há muito tempo, no Algarve e Norte do País”, sendo que o Alentejo “oferece uma extensão de paisagem como nenhuma outra região, pois o Alqueva é a maior região produtora de amêndoa do país, e a floração dos amendoais dos associados da Portugal Nuts, embora de curta duração, oferecem uma paisagem única, que pinta o Alentejo de branco”.
O programa incluiu visitas guiadas a propriedades emblemáticas do Alentejo, atuais e futuros associados da Portugal Nuts, onde os participantes tiveram a oportunidade de contemplar a flora deslumbrante da amendoeira em plena floração e vivenciar experiências enogastronómicas únicas.
Com mais de 25 mil hectares de amendoais integrados no mosaico paisagístico do Alentejo, esta iniciativa reforça a aposta no turismo de experiências na natureza e na valorização dos produtos locais. O itinerário teve início no Lagar da Casa Relvas, onde os participantes foram recebidos para uma visita e uma prova enogastronómica com amêndoas. Seguiu-se a deslocação para a Herdade da Mingorra, onde teve lugar a visita aos amendoais em flor, assim como uma visita à adega e à cave. A experiência culminou com uma prova de vinhos e um almoço regional junto à adega.