Coproduzido pela produtora extremenha El Negrito, o espetáculo tem elenco exclusivamente feminino e é descrito pela organização como «contemporâneo, com humor, irónico e com uma boa dose de música pop e eletrónica», pensado para atrair um público jovem.
O espetáculo é interpretado por Angy Fernández, Carmen Conesa, Nerea Rodríguez, Míriam Queba, Clara Alvarado, Noemí Gallego, María Pascual, Erika Bleda e Andrea Guasch, acompanhadas por uma girl band composta por Madeline Espinosa, Laura Solla, Claudia Pereira e Erika López.
A encenação é de Xènia Reguant e Ricard Reguant, também responsáveis pela adaptação e dramaturgia, juntamente com Ferran González. A composição musical é de Litus Ruíz e a direção coreográfica de Mayte Marcos.
«As Nove Musas» foi apresentado na manhã de segunda-feira, dia 24 de agosto, numa sessão que contou com a participação do secretário-geral da Cultura, José Luis Gil Soto, do diretor do Festival de Mérida, Jesús Cimarro, da delegada do Património e Museus da Câmara Municipal de Mérida, Pilar Amor, e de praticamente todo o elenco artístico.
Gil Soto destacou que não poderia haver uma «figura mais apropriada» para encerrar esta edição do Festival de Mérida do que «As Nove Musas».
O secretário-geral da Cultura recordou que, na época clássica, as musas representavam a memória, o conhecimento e a criação, juntamente com a inspiração artística das «muitas formas que a cultura e as artes assumem», aspetos que, sublinhou, «encaixam perfeitamente» na abordagem do Festival de Mérida.
Gil Soto estabeleceu ainda um paralelismo numérico, lembrando que «As Nove Musas» é a nona peça a estrear nesta edição e possui, além disso, um «significado especial» por se tratar de uma coprodução extremenha.
Jesús Cimarro recordou que esta é a segunda coprodução que o Festival realiza com uma companhia da Extremadura nesta edição. Segundo o diretor do Festival de Mérida, «As Nove Musas» sucede, na programação, a «A Viagem de Édipo», espetáculo visto por um total de 9.698 espectadores nas suas cinco apresentações.
Por seu lado, o produtor executivo do espetáculo, Juan Carlos Parejo, destacou que esta é a quinta coprodução que realizam com o Festival de Mérida, mas que, desta vez, apresentam «um musical arrojado, explosivo e diferente», ao qual acrescentam música ao vivo interpretada por uma «verdadeira girl band».
Segundo Xènia Reguant, o argumento que estrutura o musical parte da ideia de imaginar o que aconteceria, atualmente, se as musas questionassem a civilização contemporânea sobre aquilo que está a fazer ao mundo.
A codiretora afirmou que a dramaturgia, «totalmente original», recorreu a material clássico, mas adotando uma estrutura e diálogos mais atuais e um estilo K-pop, com o objetivo de «interpelar» um público mais adolescente, «sem excluir o público fiel de Mérida».
Já a coreógrafa Mayte Marcos explicou que a encenação «é absolutamente moderna e arrojada» e classificou como um verdadeiro «trabalho de rendas de bilros» aquilo que as atrizes fazem ao dançar e cantar, cada uma com uma voz diferente.
Mayte Marcos sublinhou que a proposta coreográfica procura «dinamizar o texto com canções maravilhosas», através de uma abordagem moderna que cruza o estilo do teatro musical com o concerto, procurando atrair públicos de todas as idades.










