O Município refere que o objetivo é «qualificar a imagem geral da principal entrada da vila, quer paisagística, quer funcionalmente, preservando a memória do local, valorizando os usos partilhados, que atualmente coexistem, mas garantindo a segurança dos seus utilizadores e privilegiando a circulação pedonal».
A proposta prevê a repavimentação dos passeios existentes, a criação de acessos desnivelados às passadeiras, a remoção de obstáculos e a criação de novas zonas de atravessamento. Estão igualmente previstas a redefinição das bolsas de estacionamento e das zonas de cargas e descargas, a extensão da intervenção às interseções com os arruamentos perpendiculares e a colocação de nova sinalização rodoviária.
A reabilitação contempla ainda a requalificação e modernização da rede de abastecimento de águas e da rede pluvial, bem como intervenções na rede de esgotos e águas residuais domésticas, e a criação de uma rede de rega gota a gota nas caldeiras das árvores.
Nas zonas verdes, a intervenção inclui a plantação de novas árvores e a recuperação dos canteiros existentes na avenida, estendendo-se até ao Largo da Estação.












