Baal 17 apresenta nova edição das Cenas de Novembro, em Serpa

A companhia Baal 17, de Serpa, promove a partir de sexta-feira a 11.ª edição do encontro Cenas de Novembro, que levará ao palco do cineteatro municipal, até dia 27, um conjunto de espetáculos para públicos de todas as idades, com a participação de companhias de teatro de várias regiões do país.

A iniciativa, que se prolonga até ao dia 27 de novembro, vai decorrer no cineteatro municipal da cidade e terá a participação de companhias de teatro “de norte a sul do país”, com espetáculos para o público adulto, para a infância e família, e para as escolas.

As peças para o público adulto serão apresentadas nas noites de sexta-feira, sempre pelas 21h30, a começar por “Uma Coisa de Sangue”, da recém-criada Maratona Associação Cultural, do Porto, que sobe ao palco a 31 de outubro.

A 07 de novembro é encenado “O Filme Que a Disney Nunca Fez”, do Lobby Teatro, de Lisboa, e a 14 de novembro, a fechar a programação para o público adulto, a ASTA – Teatro e Outras Artes, da Covilhã, apresenta o espetáculo “SEDE”, a partir da obra “Aldeia – Terra, Gente e Bichos”, de Aquilino Ribeiro.

No que toca a espetáculos para a infância e família, a Baal 17 apresenta, a 09 de novembro, pelas 16h00, “Um dia hei-de ser grande”. E no dia 16 de novembro, à mesma hora, será a vez de ser apresentado “Um submarino em Marte”, pela companhia Imaginar do Gigante, de Esmoriz.

Pelo meio, a 11 de novembro, é apresentado às 14h30 o espetáculo “A Revolta dos Sapatos”, que a Figo Lampo, de Benquerença (Loulé) criou no âmbito dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa e que se destina aos alunos do ensino secundário.

Depois, no dia 24 de novembro, vai estrear a peça “O Pedro é Que Sabe”, vencedora do projeto SALTO 2025, que a Baal 17 promoveu para jovens encenadores. A peça, dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos, tem encenação de Miguel Magalhães e parte da história de “Pedro e o Lobo”, pretendendo questionar temas “como a verdade, a mentira, os rumores e o impacto da desinformação na forma como vemos o mundo e os outros”, explicou a Baal 17.

Antes da apresentação do público, terão lugar nas escolas “sessões de mediação com o objetivo de unir processos pedagógicos e artísticos”. O objetivo é “fomentar o pensamento crítico e a criatividade das crianças, a partir dos temas abordados no espetáculo”, nomeadamente “a mentira, o medo, o preconceito, a verdade e os boatos”, acrescentou a companhia.

A peça “Pedro e o Lobo” será apresentada às 10h30 e 14h30 dos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro.

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: Arquivo/D.R.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar