Beja é a primeira cidade europeia a receber cimeira global de enoturismo

Beja vai ser a primeira cidade na Europa a receber uma edição do Global Summit on Responsible Enoturism (Cimeira Global sobre Enoturismo Responsável), evento que vai reunir especialistas, produtores, investidores e operadores turísticos do setor vínico.

Segundo fonte da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, depois de Punta del Este, no Uruguai, e de Penglai, na China, a 3.ª edição de Global Summit on Responsible Enoturism vai decorrer na cidade de Beja, entre os dias 31 deste mês e 3 de junho.

O evento, considerado um dos principais a nível internacional dedicado ao enoturismo e à gastronomia, é da responsabilidade da Global Wine Tourism Organization e está inserido na programação do título de Cidade Europeia do Vinho 2026 atribuído ao Baixo Alentejo.

Segundo o presidente da ERT do Alentejo, José Manuel Santos, a cimeira mundial vai reunir na capital de distrito «muitos dos melhores especialistas de enoturismo de quase todos os continentes», como América do Sul, Estados Unidos da América e Europa, em painéis sobre «monitorização, fluxos turísticos, enoturismo urbano [e] sustentabilidade».

Assim como produtores de vinho, operadores turísticos, entidades públicas, investidores e académicos do setor.

«Além desta dimensão de conhecimento, acoplámos um workshop de vendas [em que] vamos trazer 20 operadores turísticos internacionais para conhecer e fazer negócio com os nossos hotéis, com as nossas adegas [e] com os nossos enoturismos», explicou o presidente da ERT.

Ao mesmo tempo, o evento vai permitir «visitas técnicas a algumas aldeias do Baixo Alentejo» para dar a conhecer «aquilo que é o nosso produto» vínico.

Para José Manuel Santos, este «evento de projeção internacional» tem um «interesse significativo» pelo facto de «elevar e projetar a notoriedade do Baixo Alentejo» e «ajudar a sustentar e a estruturar melhor o produto do enoturismo na região».

A cimeira vai decorrer na Pousada de Beja e estima-se a participação de «cerca de 300 pessoas».

A sessão de abertura, no dia 1 de junho, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Beja, Nuno Palma Ferro, e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.

A Cidade Europeia do Vinho 2026 é promovida pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e pela CIMBAL, com o apoio das 13 câmaras que integram o organismo, ou seja, apenas fica de fora um dos municípios do distrito de Beja, o de Odemira, que faz parte da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.

Texto: Alentejo Ilustrado/Lusa | Fotografia: Egídio Leitão (Creative Commons)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

CARLOS LEITÃO
Crónicas

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

Caro? O azeite?

PUBLICIDADE

© 2026 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar