De acordo com o concelho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o encerramento destes serviços foi determinado por “dificuldades na elaboração de escalas médicas”.
O mesmo problema irá afetar a urgência geral, que entre as 20h00 do dia 1 de janeiro e as 8h00 do dia 2, quinta-feira, apenas receberá “doentes referenciados”, ou seja, encaminhados pelo INEM ou pela Linha SNS 24.
Em comunicado, a Ulsba aconselha os doentes a “não recorrer à urgência”, mas a contar a linha de apoio SNS 24 (808 24 24 24) ou o 112, em caso de urgência, para que “sejam corretamente orientados de acordo com o grau de gravidade da situação”.
“Relembramos que sempre que possível deve recorrer aos cuidados de saúde primários que nos dias 31 de dezembro e 1 janeiro estarão a funcionar em regime de consulta aberta”, acrescenta a mesma fonte, indicando que nesses dias o Centro de Saúde de Beja, junto à Segurança social, irá estar aberto das 8h00 às 20h00.
Já os Centros de Saúde de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira irão funcionar entre as 8h00 às13h00.