Bernardino Soares vai encabeçar lista da CDU por Beja nas legislativas

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai voltar a encabeçar a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa nas legislativas de maio, anunciou hoje a coligação, que avança com Bernardino Soares como “número um” por Beja.

Esta é a segunda vez em que Paulo Raimundo vai a eleições legislativas como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, depois de ter sido eleito pela primeira vez deputado em 2024 nessa mesma posição.

Além de Paulo Raimundo, a CDU (coligação integrada por PCP e PEV) anunciou também os cabeças de lista em dez círculos eleitorais, entre os quais Bernardino Soares, que irá ser o “número um” da coligação em Beja. 

Nascido em 1971, Bernardino Soares foi deputado entre 2001 e 2013, tendo chegado a liderar o Grupo Parlamentar do PCP, abandonando nesse ano o Parlamentar para se candidatar à presidência da Câmara de Loures, município que liderou até 2021, ano em que perdeu a autarquia para o socialista Ricardo Leão.

Recorde-se que nas legislativas de março do ano passado, o PCP perdeu a representatividade por Beja, não conseguindo reeleger João Dias, entretanto apresentado como cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Serpa.

Também Bernardino Soares falhou a eleição nessas legislativas, tendo encabeçado a lista da CDU no círculo eleitoral de Santarém.

Neste primeiro conjunto de candidatos divulgados pela CDU, figura também o atual deputado Alfredo Maia, que volta a ir a legislativas como cabeça de lista no Porto, à semelhança do que já tinha acontecido em 2024.

Em Santarém, círculo no qual a CDU elegeu deputados pela última vez em 2019, a coligação escolhe desta vez Inês Santos, que se vai estrear como cabeça de lista em legislativas. Inês Santos sucede assim como “número um” por Santarém a Bernardino Soares (2024) e a António Filipe (que foi encabeçou a lista por Santarém desde 2009, com exceção de 2024, em que foi eleito como “número dois” por Lisboa).

De acordo com a nota biográfica da CDU, Inês Santos, com 40 anos, é operária industrial, membro do Comité Central do PCP e delegada do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabaco (SINTAB).

Entre os nomes hoje divulgados, consta também o da professora e investigadora Sandra Cardoso, que vai ser cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Braga, à semelhança do que já tinha acontecido em 2024, em que não alcançou a eleição.

Outro nome que volta a ir às urnas é o do biólogo e escritor Alexandre Hoffman Castela, com 36 anos, que, tal como em 2024, volta a ser “número um” da CDU em Viseu. 

Também o advogado Fernando Teixeira, 30 anos, volta a encabeçar a lista da coligação em Coimbra, como nas últimas legislativas, assim como Joana Carvalho, investigadora de 46 anos, “número um” pelo círculo eleitoral da Europa.

A CDU divulgou ainda os candidatos pelos círculos eleitorais da Guarda (Catarina Costa) e Fora da Europa (Ana Oliveira).

Partilhar artigo:

ASSINE AQUI A SUA REVISTA

Opinião

BRUNO HORTA SOARES
É p'ra hoje ou p'ra amanhã

PUBLICIDADE

© 2025 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar