‘Bootcamp’ reúne 30 jovens em Marvão para debater alterações climáticas

A segunda edição do “Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade” arranca amanhã, dia 5, em Marvão, num fórum de discussão e formação apartidário que se prolongará até ao próximo dia 8. A iniciativa conta com a participação de 30 jovens portugueses e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos, convidando a uma “cidadania ativa” no âmbito das alterações climáticas.

Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, refere que esta segunda edição do  Erasmus Campus, “conta com o relevante contributo de oradores destacados nas mais diversas áreas, que, durante quatro dias, nos ajudarão a criar e dinamizar um espaço de formação, reflexão e debate”.

Já Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, coorganizadora da iniciativa, lembra que as comemorações decorrem até 2026 tendo como objetivo “reforçar a memória e enfatizar a relevância atual dos momentos fulcrais para a construção e afirmação da nossa democracia, promovendo um debate esclarecido sobre como queremos que sejam os próximos 50 anos de democracia”. 

“Nesse sentido”, sublinha, “o debate sobre sustentabilidade – o desafio mais urgente, como lhe chamamos no programa desta edição do Erasmus Campus – é incontornável na discussão sobre o próximo meio século”.

A primeira sessão, dia 5 às 21h00, tem como tema “Ambiente como prioridade Erasmus+” e é dinamizada por Carla Ruivo, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Dia 6 começa (09h00) com uma oficina intitulada “O Desafio + Urgente — Como a desinformação prejudica a ação climática”, conduzido pela jornalista Vera Moutinho, seguindo-se a intervenção de Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, que fará uma intervenção sobre o tema “A Europa somos nós – O que esperam do próximo mandato da Comissão Europeia”. Pelas 12h00, ir-se-á ouvir falar sobre “Sustentabilidade e Desafios Globais”, com João Faria, ex-funcionário da Comissão Europeia.

Numa sexta-feira muito preenchida, a secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, juntar-se-á a Luísa Almeida, fundadora da Quinta do Arneiro, e à ambientalista Joana Guerra Tadeu para debater o que está a ser feito para tornar Portugal mais sustentável. Depois (20h30), haverá uma sessão de cinema e debate intitulado “Um futuro com + Abril”, com a projeção de “Revolução (sem) Sangue”, seguido de um debate com o realizador do filme, Rui Pedro Sousa, e com a historiadora Luísa Tiago de Oliveira.

Para dia 7, às 14h30, está agendada a sessão “Uma Educação + consciente – O que está a ser feito?”, que terá como oradores Luís Loures, presidente o Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Marques, do Conselho Nacional de Juventude, e Mariana Maraschin, da Associação Youth Climate Leaders Portugal.

Depois, pela 16h00, a sessão “Uma geração com + voz – Associativismo – advocacy” porá em diálogo Mariana Gomes, da Associação Último Recurso, Mariana Maraschin e Marta Brazão, da Circular Economy Portugal.

No domingo, os participantes apresentam os trabalhos desenvolvidos durante o Erasmus Campus. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Partilhar artigo:

edição mensal em papel

Opinião

PUBLICIDADE

© 2024 Alentejo Ilustrado. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WebTech.

Assinar revista

Apoie o jornalismo independente. Assine a Alentejo Ilustrado durante um ano, por 30,00 euros (IVA e portes incluídos)

Pesquisar artigo

Procurar