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Breno Teixeira: “Notícias da Casa dos Equívocos”

A opinião de Breno Teixeira, escritor

Na Travessa das Contas Erradas, esquina com a Rua das Palavras Incertas, erguia-se um Palácio de Governo conhecido como Casa dos Equívocos. Suas colunas majestosas, esculpidas com a precisão dos artesãos de outrora, sustentavam o peso da história e das decisões que moldaram a nação.

Os corredores silenciosos, iluminados apenas pela luz ténue de candeeiros antigos, testemunharam debates acalorados, traições e pactos secretos. No salão principal, líderes trajados formalmente, com suas vestes pomposas e formais, discutiam o destino do povo. O eco dos passos repercutia pelas paredes de pedra, lembrando a responsabilidade que repousava sobre aqueles que governavam.

A Casa dos Equívocos era mais do que um edifício imponente; era um símbolo de ambiguidade e incerteza. Os visitantes, ao cruzarem o limiar, sentiam uma estranha sensação de desorientação, como se cada passo os levasse mais fundo em um labirinto de dúvidas. As paredes, adornadas com tapeçarias que contavam histórias de eras passadas, pareciam sussurrar perguntas sem resposta, e os quadros nas galerias retratavam cenas enigmáticas de batalhas e festas, onde os rostos dos participantes se perdiam em expressões indecifráveis.

Alguns diziam que ali residiam os fantasmas das escolhas malfeitas, condenados a vaguear pelos corredores eternamente, buscando redenção por seus erros. Eram sombras que se moviam furtivamente, sempre à margem da visão, sussurrando conselhos e advertências aos que ousavam escutar.

O Conselho de Ministros se reunia na sala oval, sob o olhar atento de retratos de antigos líderes cujos olhos pareciam seguir cada movimento, cada gesto dos presentes. As cadeiras de couro, testemunhas silenciosas do poder e da política, rangiam enquanto os políticos debatiam leis e políticas, suas vozes ecoando em um coro de convicções e dúvidas.

Mas, às vezes, as palavras escapavam, perdendo-se no ar carregado de história, e o silêncio se instalava, pesado e significativo. A Casa dos Equívocos tinha o poder de revelar verdades ocultas, de expor as consequências de decisões precipitadas e de mostrar que, por trás de cada certeza, escondia-se uma miríade de possibilidades.

Ninguém sabia ao certo quem havia batizado o palácio com esse nome peculiar. Alguns acreditavam que fora um ato de ironia, uma piada mordaz feita por um poeta esquecido ou por um filósofo desiludido. Outros viam como um aviso solene, um lembrete de que até os mais sábios podem errar. Independentemente disso, todos respeitavam a aura enigmática que pairava sobre o lugar, como uma névoa que se recusava a ser dissipada.

E assim, a Casa dos Equívocos permanecia como um farol de reflexão, um monumento à complexidade da condição humana. Lembrava que cada escolha tinha seu preço e que, às vezes, o caminho certo era o mais incerto de todos. Era um lugar onde o passado e o futuro se encontravam, onde o legado dos antepassados se entrelaçava com as esperanças e temores das gerações futuras. Era, em sua essência, um espelho da alma da nação, refletindo a beleza e a tragédia de sua história inacabada.

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