Em comunicado, a autarquia explicou que “a intervenção na Escola Secundária Severim de Faria incidiu na instalação de dispositivos de acalmia de tráfego antes e depois da passadeira existente, medida que visa aumentar a proteção da comunidade escolar nos períodos de maior movimento, sem comprometer a circulação automóvel nem a atuação dos serviços de emergência”.
A Câmara recorda que “a gestão desta via, anteriormente sob alçada das Infraestruturas de Portugal, é agora da Câmara Municipal de Évora, pelo que a delegação da mesma permitiu que a autarquia pudesse agora efetuar esta intervenção”.
Já na Escola Básica de Santa Clara, foi criada uma zona de paragem rápida. “Foi criada uma zona ‘Kiss & Go’, com três lugares reservados para a tomada e largada de alunos, de modo a reduzir congestionamentos na Rua Serpa Pinto e a combater o estacionamento irregular”, referiu a autarquia.
Além disso, “foi estabelecida uma zona de coexistência na Rua de Santa Clara e nas vias adjacentes, que dá prioridade aos peões, condiciona o estacionamento a locais sinalizados e permite a realização de jogos na via pública”.
Na Escola Básica da Vista Alegre foram introduzidas alterações ao regime de trânsito. Segundo a Câmara, estas mudanças têm como objetivo “melhorar a fluidez da circulação automóvel e reforçar a segurança dos alunos, pais e encarregados de educação”.
As intervenções enquadram-se no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos entre 16 e 22 de setembro em várias cidades do Continente. Trata-se de uma iniciativa dedicada “à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, mais especificamente, no que toca à utilização do automóvel particular”.
Texto: Alentejo Ilustrado | Fotografia: CME/D.R.











